2019

Leaders Program – Projeto Pizzaria 

Desenvolvemos ao decorrer do ano, em nosso “Leaders School Program” do contraperíodo, noções de educação financeira e empreendedorismo. Por meio deste projeto, as crianças aprenderam diferentes maneiras de economizar e assim, empregar em seu futuro. Para que possam também vivenciar na prática, os levamos a uma experiência com um processo produtivo em que puderam usar suas economias para custear o estudo do meio intitulado como: “Uma tarde na pizzaria” oferecido pelos nossos parceiros da @emporiodapizzacampinas. O projeto com foco no empreendedorismo, consistiu em conhecer e participar do processo produtivo de uma pizzaria, finalizado com um delicioso rodízio provado e aprovado por eles mesmos.

Confira as fotos: shorturl.at/djCR3 


Thanksgiving Day 

Temos como tradição no colégio comemorar o Dia de Ação de Graças “Thanksgiving”, todos os anos no mês de novembro. O principal objetivo é estimular a prática e o sentimento da gratidão.
Acreditamos que tudo o que fazemos pelas crianças é para ensinar algo bom, frutífero e proveitoso que poderão levar para a vida! Desta forma aprendem a valorizar o que realmente importa.]

Confira mais fotos: shorturl.at/cgi79

Semana da Consciência Negra

Trabalhamos na escola o dia da Consciência Negra, trazendo diversos projetos esta semana, de acordo com cada faixa etária. As temáticas abordadas foram:

• Leitura do livro: Lápis cor de pele – Autoria: Daniela de Brito (Educação Infantil)
• Desenhos interpretativos (Ensino Fundamental I)
• Desenvolvimento de cartazes de conscientização (Ensino Fundamental I)
• Brincadeiras africanas (Ensino Fundamental I)
• Artes gráficas de conscientização e representatividade (fundamental 2).

Desta forma, promovemos reflexões acerca do reconhecimento da luta e resistência dos negros ao longo da história do Brasil.


Desenhando animaizinhos da fazenda

Os alunos da turma do Kindergarten 1 (entre 3 e 4 anos) foram desafiados a desenharem animais da fazenda orientados pela teacher Ieda. O resultado foi incrível! Neste exercício, além de trabalharem a coordenação motora, eles passam a reconhecer diferentes tipos de animais e produzem seus desenhos com muita imaginação e criatividade.


Coordenação Motora Grossa

A turminha do maternal participou de uma atividade motora muito interessante orientados pela teacher Bruna. A brincadeira intitulada como “Cama de Gato” tem como objetivo desenvolver nas crianças o conhecimento da percepção corporal, da lateralidade, noção de espaço e flexibilidade ao se livrar dos fios de uma forma bastante divertida.


Tutoria Escolar 

No contraperíodo iniciamos um projeto de tutoria escolar com o intuito de promover a interação entre alunos para se ajudarem, auxiliando alunos que possuem alguma lacuna em matérias especificas. Os alunos convocados para a aula são tutorados por alunos da mesma sala que tem mais facilidade naquele conteúdo ou disciplina e são guiados e mediados pelo professor. A proposta é facilitar e ajudar o aluno na melhor compreensão do conteúdo.


Aprendendo Inglês com Flashcards 

Quem disse que aprender inglês não é divertido? Na aula da teacher Patrícia por exemplo, ela utiliza a técnica de flashcards de super-heróis para ensinar as crianças do 1° ano a aprenderem inglês. Esta técnica ajuda a memorização de forma interativa pois os alunos a associam as figuras com os significados. Nesta aula o tema foi corpo humano.


Assembléia de Alunos

Um vez por semana realizamos assembleias com os alunos do 3° ao 7° ano. Utilizamos esta estratégia para discutirmos sobre três aspectos: elogios, críticas e sugestões que eles anotam durante a semana num papel e colocam o mesmo numa caixinha. Desta maneira, promovemos a formação para cidadania, uma vez que eles experimentarão contextos que lhes exigirão maiores situações de argumentação consciente e poderão exercitar princípios democráticos para soluções críticas e criativas.


Plantando Feijões – Semana da Primavera

Nossos alunos do berçário tiveram uma experiência com o clássico plantio de feijão no algodão na semana da primavera. Engana-se quem acha que os pequenos não entendem o que estão fazendo… Ao longo do processo eles puderam acompanhar a germinação e desenvolvimento do pé de feijão, reconhecendo a importância da água, do cuidado e carinho para a sementinha crescer. 🌱💦


Projeto Horta 

Começamos o mês de outubro com um projeto incrível, que tem como objetivo deixar nossa escola ainda mais bonita e agradável. Esse projeto nasceu da necessidade da inclusão dos alunos (maternal ao 7° ano) na realidade global no que diz respeito à educação ambiental, visando a preservação do meio ambiente, ensinando o respeito entre a sociedade e a natureza, utilizando-se de técnicas de paisagismo e jardinagem através de um projeto construído pelo paisagista Mauro Contesini em parceira com o colégio. O projeto visa realizar a construção de canteiros de plantas, ervas e hortaliças no ambiente escolar.


Os anelídeos 

Na aula de ciências com o teacher Beto, os alunos do 7° ano aprenderam sobre os anelídeos que são animais pertencentes ao filo annelida. Eles possuem o corpo alongado e cilíndrico com inúmeros anéis dispostos em sequência, o que justifica o nome do filo. São animais encontrados em ambientes de água salgada ou doce e também em ambientes úmidos de terra firme. Os que fazem parte deste grupo são: minhocas, poliquetas e sanguessugas.


Leaders Program

O Leaders Program desenvolve aulas de culinária quinzenalmente com os nossos alunos do Ensino Fundamental (período Integral). Nessas aulas os alunos aprendem como elaborar pratos fáceis e práticos e, é claro, muito gostosos sob a orientação da pedagoga Eliane B. Bastos.
A culinária auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades, proporciona também estímulos sensoriais, noções de quantidade e medidas, aprendizado sobre outras culturas, enriquecimento do vocabulário e aperfeiçoamento de habilidades sociais e trabalho em equipe.


Projeto com materiais recicláveis

Em uma aula bastante criativa, os alunos do 3° ano orientados pela teacher Patrícia Lopes, construíram lindos castelos com materiais recicláveis. Por meio deste trabalho conseguimos mostrar que com alguns materiais que seriam descartados e com muita imaginação, a brincadeira se torna ainda mais divertida e sustentável!


Movimento motor fino

Exercitar a coordenação motora é muito importante para que possamos desenvolver capacidades de usar, de forma eficiente, os músculos do corpo e obedecer os comandos que o cérebro envia ligados aos componentes de aptidão motora. Diante desta necessidade, a professora Maria Alice do Kindergarten 2 propôs aos seus alunos uma atividade muito divertida, que consistiu em colocar quantidades de miçangas nos tentáculos do polvo que representassem o número que estivesse logo acima de cada tentáculo. Desta forma, as crianças trabalharam não apenas a coordenação motora mas também conceitos matemáticos, a paciência e concentração e os elementos do fundo do mar de forma lúdica e divertida.


Kung Fu – Curso extracurricular 

A prática de Kung Fu oferecida no colégio em parceria com a Academia Wushu, sob orientação do Sifu Daniel Hirata, tem foco no desenvolvimento global de nosso alunos. Seu treinamento consiste no aprendizado de técnicas de socos, chutes, defesa pessoal, manuseio de armas tradicionais chinesas e técnicas de respiração (Chi Kung). A prática traz benefícios como:
-Desenvolvimento da disciplina
– Desenvolvimento da concentração e autocontrole
– Respeito e confiança
– Desenvolvimento da coordenação e cooperação
– Desenvolvimento da responsabilidade
– Espírito de equipe
– Respeito a diferentes culturas
– Equilíbrio emocional


Respeito à Pátria

O projeto semana da pátria praticada no Leaders School tem o intuito de incentivar o aluno a refletir sobre os acontecimentos históricos e datas importantes que representam a história do Brasil como nação.
Desta forma conseguimos por meio de diversas atividades de acordo com cada faixa etária incentivar e inspirar o sentimento de patriotismo, promover a inserção aos símbolos representativos nacionais brasileiros e explicar sua importância e significados, fortalecendo a percepção sobre o contexto histórico-social do Brasil durante o período de “7 de setembro” e os motivos que fazem da data algo a ser celebrado.


Semana do Folclore: empinando pipa

Agosto é o mês do Folclore. Pensando nisto, o professor Gioliano de Educação Física tem trabalhado diversas brincadeiras populares nas aulas . Para deixar o tema ainda mais interessante, proporcionamos aos alunos das turmas 5º, 6º e 7º anos um dia diferente para empinar pipa no Parque Ecológico em Campinas. Empinar pipa ajuda no desenvolvimento de habilidades que vão desde as motoras até as ligadas à inteligência emocional. Além de ser divertido é muito mais legal quando feito em grupo, o que leva à socialização, definição de regras, acordos de convivência, exercício de princípios de solidariedade, compartilhamento e ética.
*Curiosidade: Nós brasileiros conhecemos as pipas através dos colonizadores portugueses por volta de 1596.



Geografia: pontos de vista

Os alunos do 2° ano realizaram com a teacher Sandra na aula Geografia, um estudo do meio em torno do colégio no intuito de completar e enriquecer o tema das aulas deste trimestre sobre: representação do espaço; conceito de lugar; reconhecimento das referências espaciais de localização, os arredores da escola e pontos de vista. Desta forma, eles passaram a conhecer e observar o espaço no qual o colégio se localiza e também aprenderam na prática o conteúdo estudado em sala de aula. Acompanhe as fotos:

Mais fotos em: Clique aqui



O caminho das índias 

Durante a aula de história no Ensino Fundamental 2, os nossos alunos tiveram uma experiência prática relacionada ao tema: “Temperos e Sabores – Grandes Navegações e a Rota das Especiarias”. O objetivo da aula foi levar os alunos a perceberem a importância das grandes navegações como processo histórico, permitindo o aprendizado de forma concreta e possibilitando o acesso ao conteúdo de maneira mais significativa.
O professor Raphael desenvolveu a aula trazendo diferentes tipos de especiarias, o que promoveu experiências sensoriais através do paladar, visão e olfato. Dessa forma o aluno assimila e apreende o conteúdo com muito mais facilidade. 


Semana do Folclore: brincadeiras

As manifestações do folclore são vivenciadas na cultura popular por meio de mitos, lendas, canções, danças, artesanatos, festas populares, brincadeiras e jogos. O folclore é considerado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) como Patrimônio Cultural Imaterial, sendo imprescindível a realização de esforços para a sua preservação.


Pintura em giz pastel – Curso extracurricular 

Você sabia que temos curso de pintura em giz pastel no contraturno do ensino fundamental?
A técnica artística com giz pastel seco é uma maneira elegante de ” pintar a seco ” como dizia o pintor Leonardo Da Vinci. O pastel é um pigmento puro e por isso sua luminosidade é única. Pintando-se em papel apropriado você tem uma obra com muita durabilidade. É uma técnica muito interessante para crianças desenvolverem a pressão adequada sobre a pintura em papel , motricidade fina , mistura de cores e seus efeitos e sentirem-se seguras, uma vez que os erros são facilmente corrigidos com borracha ou cobertura do próprio giz. Pode ser combinado com técnicas como aquarela , acrílica , grafite e outras para obter efeitos diferenciados.


Semana da Robótica interativa com os pais

Segundo a BNCC um dos objetivos da educação infantil é “Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.”

Alinhada a este objetivo a robótica na Educação Infantil promove a motivação e a concretização da criatividade e diversão. A aula incentiva a ampliação do vocabulário, das expressões, explora o conhecimento e incentiva a comunicação. Além de modelar, argumentar, resolver situações problemas, desenvolver raciocínio lógico e outras competências, considerando que as atividades foram desenvolvidas de acordo com o nível da turma.

Este momento interativo através de uma oficina com pais e familiares possibilita o compartilhamento da vivência de uma aula de robótica pelas crianças apresentando a temática trabalhada, estrutura e regras de participação e traz também, experiências ao compartilhar conhecimentos por meio do brincar, do pensar, do explorar.

Gratidão aos familiares que puderam participar do projeto conosco.


Um dia no Ensino Fundamental 2

Nesta semana os alunos do 5º ano tiveram uma experiência pedagógica diferente: vivenciaram algumas atividades e aulas do Ensino Fundamental 2. A turma do 7º ano coordenou uma roda de debate sobre as expectativas em relação ao 6º ano e dúvidas que gostariam de sanar. Foi um momento muito rico entre as duas turmas. Tiveram uma aula de História onde aprenderam sobre a “Expansão marítima europeia: especiarias”. Participaram também de um jogo interativo na aula de Inglês que envolveu movimento, música e inglês. Por fim, no laboratório de Ciências realizaram experiências sobre a presença de amidos e vitaminas nos alimentos. Foi um dia muito produtivo e a turma mostrou muito interesse e participação ativa em todas atividades!


Dia dos Pais 

Em comemoração ao dia dos pais, nossos alunos confeccionaram lindos e criativos presentes como forma de carinho e respeito.
Nós da equipe Leaders School, parabenizamos todos pais e responsáveis.


Slackline na Aula de Educação Física 

Na aula de Educação Física com o professor Gioliano Capellari os alunos do 7º ano tiveram uma vivência com o Slackline, que é considerado um esporte completo que alinha resistência física, consciência corporal e concentração. Além disso, sua prática contribui para aperfeiçoamento de outros esportes tais como: corrida, escalada, skate e surf.
Confira os benefícios da prática: • Exercita o equilíbrio estático e dinâmico, e a consciência corporal;
• Trabalha os distúrbios de concentração;
• Desenvolve os reflexos, aumentando a velocidade de reação corporal;
• Atua na musculatura proprioceptiva e a coordenação motora fina;
• Trabalha a preparação e resistência física;
• Trabalha desinibição;
O esporte beneficia ainda os conceitos essenciais para a vida nos dias atuais, como por exemplo: amizade, consciência ecológica, esporte como fator agregador, superação de desafios, entre outros…


Boas Férias!!!

Confira mais fotos: http://bit.ly/2LrvkXX


Festa da Caneta 

A Festa da Caneta é realizada para marcar a passagem de uma fase escolar em que o grafite do lápis é substituído pela tinta das esferográficas. Simbolicamente, para os alunos do 5º ano a mudança representa crescimento e maior responsabilidade. 
Estamos felizes por mais esta conquista! Parabéns aos alunos do 5° ano. 


Culinária Ameríndia – Aula de História

Os alunos do 7° ano tiveram uma aula prática na disciplina de História a partir do contato com pratos típicos da culinária Ameríndia. O objetivo foi levá-los a uma aprendizagem significativa e marcante trazendo estímulos sensoriais aos alunos, extrapolando a aula convencional. Dessa forma eles também tiveram maior proximidade com a cultura de outros povos, além de possibilitarmos outras maneiras de se estudar e conhecer a História. Eles puderam assim, reafirmar o conteúdo aprendido (América antes dos europeus – os povos da América) por meio da realização de um prato típico Mexicano, a guacamole. O professor Raphael também pode reforçar a importância da cooperação, do trabalho em grupo e do respeito.


Semana do Meio Ambiente 

Em comemoração ao dia mundial do meio ambiente, nossos alunos trabalharam hoje atividades que trazem à tona a importância da preservação e também contemplam o tema do nosso Arraial Cultural deste ano. A educação ambiental é fundamental para uma conscientização em relação ao mundo em que vivemos e também para que possamos cada vez mais ter qualidade de vida

Confira mais fotos: http://bit.ly/2XhSXcE 


Estudo do Meio – Estádio Moisés Lucarelli

Visando propiciar uma experiência educativa e significativa, realizamos um estudo do meio no Estádio Moisés Lucarelli, (Ponte Preta) com os nossos alunos do 6° ano e do 7° ano. Eles puderam conhecer a organização interna do estádio para melhor compreensão dos assuntos estudados em sala de aula em virtude das disputas da Copa America deste ano. Os alunos estão desenvolvendo um projeto de matemática que abrange o tema e tem como objetivos principais: trabalhar conteúdos de tabelas e gráficos; coletar, organizar e analisar informações e trabalhar com probabilidades.

Confira as fotos: http://bit.ly/2XFK5g1 


Páscoa

A páscoa nas suas variadas formas de interpretações, é uma comemoração que tem fundamentos de alegria, paz, prosperidade, doação e amor. Dessa forma, entendemos que, sendo uma instituição educativa, nosso compromisso é levar as crianças o que de melhor podemos aprender com cada conteúdo abordado… A ovelha, nosso símbolo da doação, foi fonte de inspiração para as crianças do Ensino Infantil 3, onde por meio de um instrumento de tear manual, auxiliado pela teacher Ana Carolina, fizeram um lindo cachecol de decoração para ovelhinha. Afinal, ela doa sua lã para aquecer a quem tem frio.

*Para que a ovelha seja algo trabalhado de forma prática também nesta ideia da doação ao próximo, aceitaremos doação de agasalhos em bom estado no Colégio para ajudarmos crianças carentes. Aproveite para arrumar o guarda-roupas e tire peças que não sirvam mais para as crianças e mandem para a escola! 🙌💞🐑


Dia do Índio 

No dia 19 de abril comemoramos o Dia do Índio, que para nós é motivo de reflexão sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito aos mesmos. Pensando nisto, a turminha do Ensino Integral Fundamental desenvolveu juntamente com a teacher Eliane, uma deliciosa receita de tapioca na aula de culinária. Será que eles amaram? É muito gostoso aprender e ainda poder saborear, não acham? 🤤🌮


Dia do Circo 

Confira mais fotos aqui: http://bit.ly/2x9d517 


Reunião de Pais

Reunião geral de pais muito proveitosa ontem a noite com o tema “Desafios da educação: Como o diálogo entre família e escola pode colaborar para vencê-los?” Com a palestra de nossa parceira a psicóloga Letícia Kancelkis. Agradecemos à todos que participaram!


Os Benefícios do Ballet 

Um dos cursos extracurriculares que oferecemos no colégio em parceria com a escola de ballet @aplomballetrusso é o Ballet Russo, que além da dança clássica, traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente. Dentre eles estão: elevação da autoestima, equilíbrio psicológico, bem estar físico e mental, melhora na postura e coordenação, aumento da flexibilidade, melhoria na concentração e a atenção, fortalecimento no sistema respiratório e auxilio no emagrecimento. 


Festa do Pijama

Confira mais fotos aqui: http://bit.ly/2Xg0xUn 


Aula de Ciências 

Na aula de ciências, os alunos puderam criar terrários fechados que formaram um mini-ecossistema, isto é, um pequeno conjunto de elementos ambientais que interagem funcionando juntos em uma totalidade. A exploração pode favorecer etapas do método científico, como:
• Observação ( O que pode acontecer com o Terrário no decorrer do tempo?),
• Formulação de hipóteses (As plantas irão morrer? Irão se reproduzir? Qual expectativa?)
• Coleta de dados (Através do uso de tabelas) 
• Conclusões


Carnaval Cultural 

Por que ser mais do mesmo se posso ir além? Carnaval Cultural. Aprender a Ser, muito além do baile de fantasia, a rica e diversa cultura brasileira está sendo ensinada nesta semana que antecede o carnaval aqui em nosso Colégio por meio das tradicionais brincadeiras de roda. A brincadeira de roda ajuda a criança a desenvolver habilidades de: ritmo, espírito de equipe, vínculos, escuta, espera, rimas, desenvolvimento de linguagem além de ser uma prazerosa diversão entre amigos.
Vem ser #LeadersSchool aqui queremos fazer a diferença na vida de nossos alunos!


Feliz dia do amigo