Sou Vânia M. Trindade e minha vocação vem da infância!

Sou Vânia M. Trindade e minha vocação vem da infância!

Sejam bem vindos ao nosso blog sobre Educação! O objetivo deste canal de comunicação é atender a pais, alunos, professores e educadores em geral que buscam a atualização e melhoria constante no seu fazer educativo.

Aqui irei compartilhar periodicamente textos, vídeos e dicas valiosas sobre o processo de educar crianças e jovens.

Sou Vânia Mesquita Trindade, tenho 37 anos, sou formada em Pedagogia e Mestre em Educação Escolar pela Unesp – Araraquara. Possuo 19 anos de experiência como educadora atuando em educação de Jovens e Adultos, escolas públicas e privadas como professora de Artes e professora polivalente, professora de Filosofia no ensino fundamental 2 e Médio e professora universitária no curso de Pedagogia em São Paulo – SP. Atualmente sou mantenedora e diretoria escolar do Colégio Leaders School Parthenon em Campinas – SP onde a 10 anos exerço com alegria a função de acompanhar de pertinho o desenvolvimento de alunos e alunas que amo, as suas famílias e também a formação continuada de educadores comprometidos com uma educação de excelência.

Minha vocação vem da Infância!Sejam bem vindos ao nosso blog sobre Educação!

Comecei a lecionar ainda criança na verdade, pois adorava brincar de escolinha e ser a professora.  Fui crescendo e percebendo que, mesmo maior, as crianças ainda gostavam de estar perto de mim. E quando chegou a hora da escolha da faculdade, ainda com 17 anos de idade, a Pedagogia me chamou e realmente nos encontramos para uma vida cheia de significado e amor a profissão.

Agora que me apresentei, você pode se perguntar. Por que acessar a este blog, em meio a tantos outros disponíveis?

Eu respondo: Percebi nesses meus 19 anos de estudos e vivências em educação que precisamos ter uma visão atual e significativa do processo de educação em escolas, nas famílias e principalmente nos alunos. Uma visão adequada é primordial para o desenvolvimento saudável de crianças e jovens, mas infelizmente, muitas vezes não chega ao conhecimento e prática da maioria dos educadores e das famílias.

A falta de clareza do real papel do educador e da grande influência que se tem, positiva ou negativamente do educando, seja este um aluno ou um filho, um familiar, etc. resulta em dificuldades e obstáculos desgastantes ao longo da formação destes alunos e alunas, destes filhos e filhas. Há muita repetição de práticas e conceitos ultrapassados (que não são compreendidos pelas crianças e assim não veem a importância de adotar essas praticas e conceitos para suas vidas). Temos, todos os dias, muito mais do mesmo que o que resulta a perpetuação de bloqueios, desgostos, ranços, e traumas emocionais. Vale ressaltar aqui que não sou aquela que quer destruir o que a história da educação construiu. Existem muitos tesouros do passado e não os desprezo mas, ressalto aqui a necessidade da  ponderação e análise sobre tudo que é “velho” ou “novo” quando se trata de educação.

A dificuldade em acertar! Sejam bem vindos ao nosso blog sobre Educação!

Os pais tem agido com seus filhos repetindo ou rejeitando totalmente o que vivenciaram na educação que receberam de seus pais quando pequenos. Os professores muitas vezes repetem o que seus professores no passado faziam. Ou, a partir de experiências frustrantes no passado, querem reinventar a roda sem critérios pré-estabelecidos. Dessa forma, a educação se torna pesada, cansativa e não alcança a finalidade desejada. Quantas reclamações ouvimos de pais?

Quem nunca ouviu as seguintes frases:

“ Meu filho é terrível, não sei mais o que fazer, não me obedece!”

“Eu estou perdendo a paciência!”

“Minha filha não sai do celular. Não me ouve!”

Ou estas frases de professores: Sejam bem vindos ao nosso blog sobre Educação!

“ Minha turma não avança, tem muito problema de comportamento.”

“Meus alunos não aprendem! Não tem interesse, estão só pensado em internet”…

E por aí vai…

Qual tal então parar de reclamar e passar buscar soluções efetivas?

As coisas podem ser simples, muito mais do que se imagina. E o primeiro passo é querer mudar, querer transformar-se e desconstruir algumas verdades já desgastadas dentro de nós! Sabe por que?

Porque toda mudança parte primeiro dentro de nós mesmos, não do ambiente nem dos outros. É preciso parar de culpar quem está ao nosso redor quando as coisas não vão bem e sim, partir de uma formação e transformação interior, saindo do comodismo e do “-Eu já sei tudo!”

A educação é para mim a ferramenta mais poderosa que temos para mudar o mundo. E a mudança só começa quando mudamos nosso interior primeiro; nossos pensamentos, sentimentos e atitudes.

Sim, eu acredito na educação. Amo meu trabalho , amo pessoas, amo o humano e sei que cada um pode ser cada vez melhor. Amo ver brotar as sementes que regamos dia a dia com tanto carinho. Todos nós, adultos, jovens e crianças, temos em potência, o melhor a oferecer. Podemos sim fazer deste mundo um meio ambiente equilibrado e feliz para se viver e conviver.

Veja Também:

Nosso CompromissoProjeto PedagógicoMaternalEducação InfantilEnsino Fundamental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *