Ensino Fundamental II

QUAL NOSSO PROPÓSITO?

Ajudar os adolescentes a encontrar os valores:

  • De si mesmo;
  • Do conhecimento;
  • Das relações;
  • Da escola;
  • Do processo de aprender;
  • Da convivência;
  • Da vida;
  • Do mundo;

 

MISSÃO

Promover um ambiente de formação DO SER EM SUA TOTALIDADE. Crescimento nas dimensões COGNITIVA, SOCIAL, EMOCIONAL E ESPIRITUAL.

 

FAMÍLIA E ESCOLA

  • A união que faz a diferença

Escola + Família = Sucesso do aluno nas áreas cognitiva e emocional

 

O MUNDO HOJE PRECISA DA RELAÇÃO AFETIVA?

Sim!

Exemplos dos problemas do mundo moderno que precisamos estar atentos, buscando ajudar e conscientizar nossos adolescentes juntamente com as famílias.

  • Emocionais (ansiedade, depressão, pânico, suicídio);
  • Egoísmo;
  • Isolamento;
  • Relações virtuais (personalidades distintas);
  • Falta de resiliência;

 

AQUI O ALUNO TEM VOZ!

  • É fundamental na nossa rotina oferecer espaço para o aluno perguntar, criticar, criar, inovar, o que o torna ativo, participante de seu próprio processo de aprendizagem, fazendo desta relação algo muito mais interessante e facilitando a assimilação do conhecimento.
  • Fazemos reunião de Assembleia semanal dos alunos com a mediação da coordenadora pedagógica.
  • A aprendizagem é significativa e eficaz pois o professor é um mediador da aprendizagem e não um mero transmissor de conhecimento.
  • O ensino, portanto, é forte porque faz sentido para o aluno.

 

NOSSO PIONEIRISMO NO OPEN SPACE com o fundamental 2

Apesar de ser pouco conhecido, este conceito existe desde 1950.

Principais Benefícios:

  • Equipe mais unida; todos trabalhando juntos. Todos são iguais.
  • Aprender a ajudar e compreender as diferenças; se todos se conhecem, acabam tendo uma boa convivência;
  • Como não há divisão, a competição é menor;
  • É difícil que um aluno tenha má conduta. Isso porque tudo o que ele faz afeta o trabalho e a convivência social dele;
  • Proximidade com professores e todos ao seu redor;
  • Cada integrante da sua equipe é um colaborador, não somente um aluno passivo;
  • Exercita o respeito ao coletivo, aumenta a concentração;

 

NÃO TEM SALA DE AULA DA TURMA. TEM O AMBIENTE DE CADA ÁREA OU DISCIPLINA

  • Sala de Ciências;
  • Sala de Tecnologia;
  • Sala de Ciências Humanas;
  • Sala de Linguagem;
  • Sala de Arte;
  • Sala de Matemática;

O aluno vai até a aula. É muito mais dinâmico (algo que já acontece em muitas universidades.)

 

O QUE PENSAMOS DO 6º ANO? É UM MOMENTO DE TRANSIÇÃO…

DO EU:

  • Aspectos Biológicos EM TRANSFORMAÇÃO CONSTANTE
  • Aspectos Emocionais MAIS SENSÍVEIS, EXAGERADOS
  • Interesses NOVOS E DIFERENTES

DO FUNCIONAMENTO DA ESCOLA:

  • Professores por disciplina/ área
  • Mais autonomia com compromissos escolares. Lidar com a autogestão e responsabilidade com o estudo

 

DISCIPLINAS E HORÁRIOS

Aulas padrão:

 Matemática

 Português e Redação

 História

 Geografia

 Educação Física

 Ciências

 

Aulas diferenciais Leaders:

  •  Artes,
  • Robótica,
  • Filosofia,
  • Inglês. (4 aulas por semana)
  • 6º ano:  Empreendedorismo
  • 7º ano:  Liderança
  • 8º ano:  Comunicação
  • 9º ano:  Projeto de vida
  • Damos importância do intervalo diário para interação social e outro para lanche

 

Projetos + Valores

  • Desafios Matemáticos
  • Jornal
  • Solidariedade
  • Interdisciplinaridade
  • Contextualização prática do conteúdo
  • Empreendedorismo
  • Liderança
  • Comunicação
  • Projeto de vida

 

 

MATERIAL DIDÁTICO LIVRO POR DISCIPLINA

Vantagens:

  • Mais sentido e significado
  • Mais contextualizado
  • Mais liberdade para projetos, valores e ampliação dos estudos
  • Visão anual dos conteúdos e não em módulos desconectados
  • Mais imagens, mais experiências
  • Mais aprofundamento no conteúdo estudado
  • Não conteudista
  • Foco no aluno

 

PERÍODO INTEGRAL

  • Almoço
  • Opcional de Capoeira, dança, Kung Fu
  • Projeto de planejamento e liderança (Leaders School Program)
  • Lição de Casa e Estudos
  • Tutoria para disciplinas de Inglês, Português e Matemática