Compromisso, Educação e Valores Humanos

Compromisso, Educação, Valores Humanos

Compromisso, Educação, Valores Humanos e diálogo constante com o mundo; por em prática a busca do conhecimento baseado nesses pilares é o nosso desafio! Este processo exige que haja uma abertura para novas experiências.
Entendemos que “as culturas são criadas pelo povo e podem ser modificadas por ele se não mais servirem às necessidades consideradas importantes para o homem”. Conhecer requer estratégias que capacitam os alunos para que percebam e compreendam os vários contextos que dão significado à existência. Preparando assim, para que possam adotar uma perspectiva global para a vida, diante dos desafios do século XXI.


Projetos Interdisciplinares elaborados com todo carinho, de acordo com a faixa etária dos alunos, aplicando-se as mais variadas técnicas, sempre partindo da observação, vivenciando experiências, cujas conclusões, sejam motivadoras para o levantamento de outros questionamentos. Em todas as áreas, o trabalho pedagógico garante o desenvolvimento das mais variadas operações mentais que levam à aquisição não só do conhecimento objetivado naquele momento, mas também do aprender a aprender.
Como acreditamos que “ninguém ama o que não conhece”, estaremos sempre priorizando, em nossos planejamentos, todos os momentos possíveis para que as nossas crianças observem e vivenciem os fenômenos, construindo assim o seu conhecimento.

Em que acreditamos?

Acreditamos que a escola que estamos construindo se tornará cada vez mais eficiente, alcançando os mais nobres objetivos da Educação. Quando, cada dia mais, o seu corpo docente, funcionários, dirigentes, tiverem mais capacidade de trazer para o espaço da escola, junto com o estudo: o sentimento.
Mais precisamente a alegria e o prazer de ensinar e aprender reciprocamente. É um processo, um caminho de muito trabalho e firme ideal, mas nós escolhemos este caminho! Nossa equipe é selecionada também com este critério!
Convidamos as famílias de nossos alunos a caminharem ao nosso lado, todos juntos! Um sentido de comunidade é essencial. Esse é o ideal, a busca de todos. Assim, também o mundo de paz, de harmonia e de amor com que tanto sonhamos só será construído a partir de pequenos gestos de compreensão, solidariedade, respeito, ternura, fraternidade, compaixão, benevolência, indulgência e perdão.


O nosso trabalho e nosso compromisso, nesta casa de educação, visa formar um ser humano, pela base recebida na escola, capaz de fazer escolhas para a sua vida, ter sucesso em qualquer que seja esta escolha e ser mais feliz porque tem autoconfiança, gerada pelo autoconhecimento conquistado já nas primeiras idades.
Para isto necessitamos de muita atenção e cuidado!! Terá que existir, no fundamento do trabalho educacional, o respeito às diferenças individuais, a garantia de técnicas de ensino que permitam a liberdade dos alunos de se colocarem em toda a sua potencialidade, de se deixar revelar, sem medo e encontrar o que seja, de fato, o seu desejo. A escola terá que oferecer um ambiente onde as crianças e jovens tenham oportunidade de viver, sentindo-se amados e respeitados em sua identidade.
Tal propósito exige idealismo, firmeza e competência por parte dos profissionais e trabalho de equipe.


Ao fim de cada ciclo, da vivência em nossa instituição esperamos que nossos alunos:

• Saibam escolher seus caminhos com critérios claros sobre o seu potencial e realidade de vida;
• Tenham adquirido os conhecimentos básicos, acumulados pela Cultura Humana Universal, através dos tempos. Não pra ser um letrado, mas para por em prática os conhecimentos adquiridos;
• Sejam pessoas capazes de reflexão, investigação, argumentação e ação;
• Vivam a prática de valores humanos na vida diária e não apenas de palavras;
• Tenham apreendido o conhecimento e, que o desejo de aprender sempre mais seja constante em sua vida.
• Que consigam conviver com o outro ser humano aceitando as diferenças individuais. Sobretudo respeitando e apoiando aqueles com maiores dificuldades, procurando entender o nosso mundo de etnias, línguas e costumes múltiplos;
• Busquem o equilíbrio, permeando aquilo que é racional com a sua emoção! Só dessa forma, equilibrada pode-se conviver positivamente, em grupo e, mais ainda, participar da construção de um mundo melhor;

Alguém com este perfil será consequentemente um ser humano que encontra significado na vida. É feliz apesar das lutas do dia a dia, sabe batalhar por cada um de seus sonhos, respeitando os outros.

Veja Também:

Projeto PedagógicoMaternalEducação InfantilEnsino Fundamental