Páscoa – Ovos, Coelhos, chocolate e educação escolar

Páscoa - Ovos, Coelhos, chocolate e educação escolar. Para que serve a educação nas escolas?  Para perpetuar e reforçar o que já está dado como pronto e acabado sem reflexão?

Páscoa – Ovos, Coelhos, chocolate e educação escolar.

Senhoras e senhores, na Páscoa, vamos fazer da educação escolar algo diferente do que já está imposto no mundo do consumo?  Para que serve a educação nas escolas?  Para perpetuar e reforçar o que já está dado como pronto e acabado sem reflexão?  Ou para mostrar outras possibilidades de se ver, pensar e participar do mundo que nos cerca?

Educação é transformação

Ora, se a educação não for transformação ela perde seu papel uma vez que não gera nada inovador e só mostra o que todo mundo já sabe.
É preciso refletir sobre seu papel a todo instante para não cairmos no “mais do mesmo”. Nesta época de Páscoa, por exemplo, por que em pleno século XXI, estamos ainda falando tão somente do coelhinho da Páscoa nas escolas?
Pessoal, o coelhinho é lindo, mágico,  toda criança gosta e isto também serve para o ovo de Páscoa e o chocolate.  Humm!!! Quem não gosta de ganhar um chocolate, não é mesmo? Mas a educação precisa ir além, muito além do que já é incessantemente trabalhado pela mídia em conjunto com a indústria do consumo.

Criança, o que é a Páscoa mesmo?

Vamos ensinar história? Falar de tradições importantes construídas histórica e socialmente? Vamos pegar o calendário e ensinar matemática?  Ciências? Geografia?  Sim. Tudo isso é Páscoa também.  Ah, em ciências não se esqueça de falar sobre alimentação saudável.  Chocolate é bom mas açúcar em excesso… Cuidado!  Vamos ensinar os limites entre o prazer e a saúde? Além disso e não menos importante são os valores.  A Páscoa é um acontecimento histórico e cultural que carrega valores humanos importantes? Sim, com certeza.  E um dos mais importantes e nobres é a doação que está ligada diretamente com a solidariedade.  Neste “mundo cão” onde o egoísmo impera, vamos aproveitar a oportunidade da data festiva e trazer à sala de aula a ideia da solidariedade, da doação, da amizade? As novas gerações são sempre a nossa esperança de um mundo melhor.

Aproveitemos então o tempo que temos com elas para ensinar a serem boas pessoas, porque consumidoras elas já são, pois nasceram num mundo capitalista.

E a Páscoa carrega sim em seu funcionamento conceitos fundamentais para que se reflita sobre atitudes de amor, doação, multiplicação (para o Outro e não só para si).
E tem mais um símbolo importante para mostrar quão rico é o tema Páscoa às crianças: A ovelha. Sim, mais do que o bondoso coelhinho, a ovelha é uma doadora de felicidade e vida. Ela já nasceu destinada a doar-se desde os primórdios da raça humana quando o homem retirou-lhe a lã para poder aquecer-se.
Então, professores, escolas, ainda dá tempo de fazer o seu melhor nessa Páscoa pelas crianças.

Ao invés de perguntar: Quantos ovos você quer ganhar? Ou …Qual o tipo de ovo você escolheu? Pergunte: Que boa ação você vai praticar nesta data especial?

Vânia Mesquita Trindade
Educadora
Diretora do Leaders School Parthenon Campinas SP

Veja Também:

Projeto PedagógicoMaternalEducação InfantilEnsino Fundamental

Associação Esperança e Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *